Seguindo com a descrição desse incrível cruzeiro, o Australis, vou rever alguns pontos para descrever como foi a saída de Ushuaia. O porto da cidade, nessa época do ano, já está se tornando a rota clássica do turismo, ao receber os primeiros veleiros e cruzeiros vindos de todo o mundo, alguns para recorrer toda a Tierra del Fuego ou conectar o Chile, mas também os navios de expedição que, a partir de Novembro, seguem rumo Antártica.
Fomos solicitados para estar no porto as 17:30h do dia 17/10/2014, para que pudéssemos embarcar e esperar a saída do cruzeiro, previsto para as 18:30h. Dali, seriam tres dias de navegação pelo Canal de Beagle, retornando a Ushuaia pela manha.
Ao entrar no barco, nos deparamos com uma excelente equipe de atendimento, seja da tripulação do navio dita e própria, mas também da equipe de expedição, formada por espertos em aventura, mas também hábeis em lidar com o público de um cruzeiro de luxo. Ao zarpar Ushuaia e passar pelo arquipélago das Ilhas Bridges, o barco seguiu em direcao Oeste já navegando pelo Canal de Beagle rumo ao Chile. Em Puerto Navarino, porto de entrada ao Chile, localizada do outro lado do Canal na Ilha Navarino, ficamos ancorados na fronteira um par de horas, enquanto jantávamos com uma vista magnífica para a cidade de Ushuaia, essa hora já envolvida no escuro que nos rodeava.
Durante a noite, pudemos dar voltas no barco e conhece-lo um pouco melhor. Se trata de um barco relativamente pequeno, com capacidade máxima de aprox. 120 pessoas. Neste cruzeiro de expedição, viajaram apenas 55. Ou seja, conforto e tranquilidade nos esperavam nos próximos dias, combinando com a experiência de conhecer os glaciares da Tierra del Fuego, Cape Horn e a Bahia Wulaia.
«No fim, é tudo história, já passou.
O que fica são as lindas imagens gravadas em nossas mentes.
Experiência pura.»
Ushuaia, 23/10/2014 .:.