Antarctica Trip, 20-29 Nov 2014

Há dois dias voltei de viagem, talvez uma das mais profundas e impactantes que já tive. Dia 20/12/2014 parti a bordo de um cruzeiro para a Antártica, para cumprir um roteiro clássico que parte de Ushuaia e, ao longo de 9 dias, cruza o Estreito de Drake e chega na Península Antártica, o continente mais austral do planeta. Ainda me é difícil descrever o que se passou nestes últimos dias, só tenho a certeza que algo me inspirou ali, mexeu comigo. Me senti frio, só, solto, livre, pequeno, admirado, emocionado, desesperado. Em um exercício de escrever uma pequena reflexão sobre o que havia passado comigo, navegando pelo Drake de volta para Ushuaia, notei que não fui capaz de resumir a experiência em poucas palavras. Portanto, ao longo dos próximos relatos, estarei sempre recordando algo sobre esta maravilhosa experiência de conhecer a Antártica.

Everybody seems to be talking about Antarctica these days. See more here!

DSC_0137

Primeiramente, porque Antártica?
Sabe aquele continente que ouvimos falar nos primeiros anos de geografia, que nos confundimos as vezes dizendo que é onde tem urso polar ou que é um continente completamente formado por gelo?
Bom, é desse mesmo que estamos falando. Nos últimos tempos, descobri que esse continente é acessível turisticamente, por se tratar da única atividade humana possível na Antártica, a excessão de bases cientificas ou militares, localizadas em pontos extremos do continente.
Estamos falando da porção de terra que se encontra ao fim do continente americano, abaixo dos 60° graus de latitude, considerado o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior indíce de ventos fortes do planeta.

universal_primary_antarctica_lg

É aqui que cruzeiros vindos de todo o mundo se dirigem na época do verão antártico, durante o qual a maior parte do gelo marinho formado ao longo do inverno desaparece, dando vida a um cenário épico, grandioso. As rotas são acessíveis somente por meio de barcos potentes e devidamente adequados para enfrentar as condições adversas do continente, como gelos que possam se desprender  qualquer momento dos imensos glaciares. Sem contar, é claro, de todo o serviço a bordo, brindado por excelentes profissionais da equipe de hotelaria (compreendendo toda a parte de cozinha, limpeza e atendimento), equipe de máquinas e operação (incluindo aqui aqui o Capitão e todos os envolvidos) e, por fim, a equipe de expedição, que compreende todo o grupo envolvido nas operações de zodiacs (bote de goma utilizados para as descidas do barco), nas atividades de aventura e seminários informativo.

DSC_0356

A Península Antártica, onde se concentra a maior atividade turística, abriga o que mais resume este imenso continente: grandiosos cenários de montanhas nevadas e glaciares, icebergs soltos nas calmas águas dos lindos canais que formam esta região e a intensa atividade de uma fauna pulsante e selvagem, composta por baleias, orcas, focas e, claramente, pelos simpáticos pinguins, em seu estado mais puro de habitat natural. Se trata de uma união equilibrada, um conjunto de beleza e encantamento, difícil de compreender se não dermos sua devida importância e grandiosidade.

DSC_0068

Ao longo das próximas semanas estarei postando e escrevendo mais sobre o assunto. Por enquanto, deixo algumas fotos que ilustram essa imensa experiência e a gratitude de ter tido esse momento em minha vida.

DSC_0247

DSC_0536

DSC_0554

As fotos foram feitas pelo próprio owner deste blog, Felipe Arruda, a bordo do barco Ocean Nova, da empresa Antarctica XXI, ao longo dos dias 20 a 29 de Novembro 2014.

Ushuaia, 30/11/2014 .:. Coming back from Antarctica

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s