Región de Los Lagos, Chile

DSC_0347

O destino de hoje que o Viajando na Viaje vai tratar é a Região dos Lagos, décima região do Chile e sua principal cidade Puerto Montt. Para aqueles que não sabem ou nunca quiseram saber, o Chile está dividido em 15 regiões formando um único estado político chileno. Em suma, uma divisão mais bem geográfica do que outra coisa, que nos permite entender e “dividir” um pouco este peculiar território. De fato, poderíamos muito bem considerar este estreito país como uma “ilha”, por se encontrar totalmente isolado pela Cordilheira dos Andes e, do lado oposto, pelo imenso Oceano Pacífico, criando assim uma região do planeta isolada e única.

mapa-chile

Fonte: Google Images

Desde que começamos a temporada de verão deste ano, no hemisfério sul, estive (mais ou menos) localizado na cidade de Punta Arenas, capital da décima segunda região, chamada “Magallanes y Antártida Chilena”. É nesta cidade que se encontra o porto sede de nosso Cruzeiro de Expedição Australis, cujo navio Vía Australis ultimamente se tornou meu lar. A temporada dura justamente os meses “quentes” ou, melhor dizendo, quando se pode navegar pelos canais e fiordes da Tierra Del Fuego (entre Setembro e Abril). E é com prazer que, finalmente, vou ter minhas 2 semanas de férias proporcionais no começo do mês de Janeiro. Sim, guias de expedição também tem férias! 


Voltando ao tema inicial da publicação de hoje, pesquisando sobre passagens e destinos para poder curtir minhas férias, decidi permanecer em território chileno, seja pela conveniência financeira, como também por ter tanta coisa que eu não conheço deste país. Por mais que conheça os extremos (a regiao desértica de San Pedro de Atacama, ao norte, e a fria e úmida Patagonia Austral, ao sul) e a região de Santiago, senti que para meu prazer e conhecimento, era necessário conhecer outras regiões do Chile. Decidi, assim, conhecer a famosa região dos Lagos, formado principalmente por Puerto Montt com seu aeroporto, mas acima de tudo seu entorno, composto pela famosa ilha de Chiloé, a pequena cidade de Puerto Varas, o grandioso vulcão Osorno e o lago Llanquihue com seus vilarejos e picos nevados compondo sua paisagem.

Dados de interesse:

X Región de Los Lagos
Coat of arms of Los Lagos Region, Chile.svg Flag of Los Lagos Region, Chile.svg
Brasão Bandeira
Localização no Chile
Localização da Los Lagos (região)
Dados
Capital
 • População
• Coordenadas
Puerto Montt
153.118 (2002)
41°28′18″S, 72°56′12″O
Intendente
Províncias
Juan Sebastian Montes
Osorno
Llanquihue
Chiloé
Palena
Superfície
• Total
• % nacional
• % agua
Fronteiras
Costas
5º posição
48.583,6 km²

Fonte: Wikipedia

Terei 10 dias na região, chegando dia 04 de Janeiro até o dia 14, quando tenho meu voo de volta a Punta Arenas para já retomar minhas atividades no dia 15. Minha intenção é aproveitar as duas semanas para descansar da rotina de trabalho a bordo do cruzeiro, mas também conhecer uma nova paisagem nesse país que me acolhe com tanto carinho. Estes últimos meses estão sendo intensos, com bastante trabalho e uma rotina bem diferente. Porém, sempre focando no lado positivo das coisas, não tenho como reclamar de minha experiência: com certeza algo que levarei por toda a minha vida e que me vem abrindo portas e caminhos por todo o mundo.

Então é isso. Seguimos em contato por nossa página, sempre com boas novas, boas fotos e bons vídeos produzidos e editados cotidianamente no meu tempo livre embarcado.

Punta Arenas, 09/11/2015 .:. Viajando na Viaje

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s