Havia um beija-flor em meu jardim

Havia um beija-flor em meu jardim,
Em meu jardim havia um beija-flor.
Enquanto beija meu jardim,
Esse louco apaixonado
Segue num ritmo desenfreado,
A procura do seu alimento
Adocicado e delicado.
Mas é nesse bater de asas,
Com rapidez e elegância,
Que conquista minha varanda
E conquista minha atenção.
Atenção! Atenção!
Vos clama o anfitrião,
Chegou o beija-flor
Beijando o meu jardim
Felipe Arruda

DSC_0051
Série: Havia um beija-flor em meu jardim // Fotos e edição por Felipe Arruda (viajandonaviaje.com)

Foi justamente nestes últimos dias que notei um movimento intenso na nossa varanda, localizada num bairro periférico na zona oeste de Recife, capital de Pernambuco. É aqui nesse cantinho gostoso, cheio de verde, que vem nos visitar já tem um bom tempo vários pequenos pássaros. O interessante, porém, é que de um tempo pra cá, chamou também nossa atenção a quantidade e o porque deles virem. Decidimos contribuir do nosso jeitinho, incentivando mais a presença destes estimados seres: compramos vários destes potinhos para água de passarinho, facilmente encontrados em lojas de animais e veterinários e, com uma devida medida de água e açúcar demerara, penduramos livres e soltos estes recipientes para que os passarinhos pudessem aproveitar e se esbaldar.

Funcionou.

O detalhe é que não são passarinhos qualquer. Buscando na internet, descobri que temos aqui a presença do Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura), muito comum na região centro-oriental do Brasil. As fotos que seguem nesta série retratam um pouco dessa beleza e deste ar curioso presente no olhar destas pequenas aves. As informações coletadas e expostas nesta matéria foram maiormente retiradas do Wikiaves.

Os beija-flores são sem dúvida um dos grupos de aves mais típicos do continente americano, com suas cores iridescentes, rapidez descomunal, capacidade de pairar no ar e tamanho reduzido. O beija-flor-tesoura é talvez o integrante mais famoso desse grupo, ao menos no Brasil não amazônico, provavelmente pela sua abundância em locais urbanizados, pela beleza de sua coloração, pela tesoura facilmente reconhecível e principalmente pelos seu comportamento abusado, pois é um dos maiores e mais briguentos beija-flores. É também conhecido como beija-flor-rabo-de-tesoura e tesourão.
Fonte: http://www.wikiaves.com.br/beija-flor-tesoura

Viajando na Viaje .:. Havia um beija-flor em meu jardim

Un comentario

Deja una respuesta

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s