Ou como passar umas férias do c@r@lho na Região dos Lagos, Chile!
Começamos a série de matérias sobre nossa viagem, carinhosamente chamada de Chilote Road Trip. Após alguns meses de trabalho como guia de turismo em Crucero Australis, aqui estamos aproveitando as duas semanas de férias fazendo o que mais dá prazer nessa vida: viajar, por supuesto! Além de ser minha dedicação atual, conhecer o Chile é um verdadeiro privilégio, um país com tamanha diversidade, acessível to ponto de vista econômico e idiomático, incrível por sua natureza e história. Enfim, uma série de questões que nos levaram escolher explorar um pouco mais desse lindo cantinho do mundo, bem mais ao norte do que Punta Arenas. Estamos falando da Região dos Lagos, sétima região chilena, conhecida por seus vulcões e lagos, mas também por ser bem próxima de uma ilha chamada Chiloé. E é justamente aqui que me encontro atualmente, escrevendo desde a cidade de Castro, nossa segunda “parada” na ilha.

O começo de tudo: Puerto Montt
Como muitos turistas nesta época do ano, nossa chegada é no aeroporto de Puerto Montt. Tenho o prazer de receber aqui um casal de amigos queridos que vieram passar suas férias vindos de Recife, enquanto minha origem é Punta Arenas, na décima segunda regiao e extremo sul do Chile. A Comuna de Puerto Montt é uma cidade localizada em frente ao seno Reloncaví, uma entrada no continente onde o Oceano Pacífico abraça o arquipélago de Chiloé, banhando toda essa regiao com suas gélidas águas. Puerto Montt, por se localizar justamente no profundo deste seno, recebe leves ventos que traem desconhecidos a explorar essa conexão entre as ilhas e a Patagonia Chilena, já que muitos iniciam aqui sua jornada pela Carretera Austral.

É aqui que nos encontramos e seguimos nosso rumo: a grandiosa ilha de Chiloe, com pelo menos dois destinos traçados, a cidade portuária de Ancud e outra cidade, localizada no centro interior da ilha, Castro. Teremos aqui duas noites, uma em cada cidade, que servirão como base para conhecer a ilha.
Ancud y Isla Grande de Chiloé
Considerado o primeiro assentamento urbano de importância da ilha de Chiloe, Ancud é a cidade que recebe muitos dos turistas e “chilotes” (nascidos na ilha de Chiloé) por meio dos ferrys, facilmente acessados desde a pequenina Pargua, a 30 minutos de Puerto Montt dirigindo-nos a Ilha, ao sudoeste do continente. Aqui tomamos o ferry pagando 12.000 pesos chilenos (o carro) e em 30 minutos atravessamos o seno Relocanví. Tomando a estrada principal, chegamos em Ancud aproximadamente as 22h da noite, onde passamos a noite no Hostal Austral (extremamente recomendável! A senhora Mirta, que nos recebe em pessoa com toda sua energia nos ajudou muito em traçar nossos dias em Chiloé). No dia seguinte, ou seja hoje (dia 06/01), seguimos para alguns passeios extremamente recomendados para qualquer um que visite o norte da ilha de Chiloé: a pinguinera de Puñihil e a península que nos leva ao Faro Corona. O visual é fantástico, com toda a vista para o oceano Pacífico.


RECOMENDAÇÃO 1 | Antes de ir até a pinguinera de Puñihil, verifique em alguma agencia pela cidade de Ancud e tente reservar. Acontece que algumas semanas os passeios simplesmente estão lotados de turistas que já vem com suas excursões prontas de outras cidades, como Puerto Varas ou Puerto Montt
RECOMENDAÇÃO 2 | Depois de conhecer os pinguins de Magalhães e Humboldt (sim, minha primeira vez que vi estes pinguins! Mais uma para a coleção…) em alguma das excursões oferecidas, siga até o final da praia e suba uma pequena colina para chegar a um mirador precioso. Um senhor cobra uma pequena quantia para acessar essa zona (500 pesos chilenos) e vale muito a pena.
RECOMENDAÇÃO 3 | VISITE O TRIPADVISOR DE HOSPEDAJE AUSTRAL
https://www.tripadvisor.cl/Hotel_Review-g317803-d1935441-Reviews-Hospedaje_Austral-Ancud_Isla_Chiloe_Los_Lagos_Region.html
=====
Continue acompanhando o ViajandonaViaje.com para saber como ta essa «Chilote Road Trip» aqui pelo nosso blog.
Castro, 06/01/2015 .:. Viajando por Chiloé
Great Pics