Meu nordeste brasileiro

Praias, sol, natureza
Sem falar na pureza do ar, na brisa do mar
Isso é o que encontramos no meu Nordeste Brasileiro

A série fotográfica de hoje representa o espírito livre e curioso dessa viagem recém cumprida conectando duas cidades nordestinas: Recife (Pernambuco) e Aracaju (Sergipe), e a travessia do estado de Alagoas. Repletas de belas praias e o pouco do que resta da Mata Atlântica, foi uma viagem exuberante com seus atrativos naturais e lindas paisagens.


 

De Recife (PE) a Japaratinga (AL)

Partimos de Recife, capital litorânea do estado de Pernambuco, para chegar em Japaratinga, praia sossegada no litoral alagoano, antes ainda da capital de Alagoas, Maceió. Aqui nos hospedamos em uma eco-pousada fantástica: além da beleza natural da praia em si, essa pousada consiste em uma reserva natural onde encontramos desde sagüis, conhecidos também como mico-leão, se alimentando na nossa frente com seus filhotes, até uma criação de avestruz, gansos e cavalos em um coqueiral imenso com um mirante para a linha costeira do mar. Um lugar maravilhoso extremamente recomendável. Mais informações sobre esta eco-pousada, clique aqui.

RECIFE - ARACAJU 2

 

A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. Seus processos ecológicos evoluíram a partir do Eoceno, quando os continentes já estavam relativamente dispostos como estão hoje. A região é ocupada por seres humanos há mais de 10 000 anos. A partir da colonização europeia, e principalmente, no século XX, a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando menos de 10% da cobertura vegetal original. Fonte: Wikipedia

Após passar 2 noites neste lindo lugar, aproveitando sua beleza natural e também a praia de Japaratinga, seguimos nosso rumo Aracaju, capital de Sergipe. Nessa brincadeirinha, foram quase 10h de viagem, já que paramos algumas vezes, as estradas de Alagoas e Sergipe não são tao boas assim (não que as de Pernambuco o sejam, mas enfim) com direito até a pneu furado em um buraco e 1h30 de espera na pista. No final até que foi divertido, mas é sempre preocupante ter problemas com seu carro em plena estrada.


De Japaratinga (AL) a Aracaju (SE) pelo Rio São Francisco

Nesse trecho de Japaratinga para Aracaju, passamos por Maceió, capital de Alagoas, e decidimos parar no Mirante e Praia do Gunga, há alguns quilômetros saindo de Maceió em direção ao sul. Nesse mirante, um ponto alto na beira da pista onde pode-se observar a capital ao longe, tivemos uma das mais lindas vistas panorâmicas da viagem. Confira nas fotos a seguir se é ou não é uma beleza!

Após essa parada, seguimos mais firmes para finalmente cruzar o grandioso Rio São Francisco, divisa natural entre os estados de Alagoas e Sergipe. A foz do rio é uma das sensações da natureza nesse trecho, já que é onde termina o infindável caminho de um dos rios mais importantes do Brasil!

O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por 5 estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km². Fonte: Wikipedia

Cruzamos em uma barcaça por Piaçabuçu, para chegar em Brejo Grande, após um breve caminho (de 15 a 20 minutos) entre a vegetação ribeirinha local com uma paisagem bem interessante e pescadores que buscam nessa águas férteis o seu sustento. Existem algumas maneiras de cruzar o Rio São Francisco: por Piaçabuçu, por Penedo ou pela BR 101 por Propriá, cruzando por uma ponte em reformas. Decidimos pela primeira pois nunca o havia feito, além de alguns amigos me comentarem que era mais bonito que por Penedo e parecia ser mais rápido que voltar por lá. Veja em detalhe o mapa da foz do São Francisco.

foz sao francisco

DICA IMPORTANTE: Cuidado nestas estradas. Se você, por algum motivo, estiver viajando por aqui, um pouco mais de precaução e marcha lenta para evitar problemas. Os buracos são constantes, poucos trechos são duplicados e muitas vezes nem acostamento e iluminação existe.


Praia dos Carneiros (PE)

DSC_1269

Após esse pequeno acidente do pneu furado na estrada, logo após o cruzamento de barco do Velho Chico, seguimos cuidadosos até Aracaju, onda passamos 2 noites com amigos aproveitando as festas Juninas. Já de volta e após uma tirada grande de carro de Aracaju até a Praia dos Carneiros, estivemos 4 dias de pernas pro ar nessa que é considerada uma das praias mais belas do Brasil. Aqui nos acompanharam dias lindos de sol, sagüis que vinham comer nas nossas mãos de manhã e tudo o que um bom viajante merece: descanso, cerveja e sombra fresca! Fizemos alguns passeios, visitando a foz de um rio, tomando banho de barro e conhecendo as piscinas naturais do arrecife mais próximo a praia. Realmente um encanto e uma linda forma de conhecer esse patrimônio natural do nordeste brasileiro.

A Praia dos Carneiros é uma praia localizada na cidade de Tamandaré, no estado de Pernambuco, Brasil. É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Carneiros ainda é selvagem e encantadora. Com águas calmas e quentes praticamente durante todo o ano, a Praia está a 113 km da capital pernambucana, Recife. Tem como uma de suas principais atrações a Capela de São Benedito, construída no século XVIII, onde são realizadas cerimônias de casamento. Fonte: Wikipedia

Viajando na Viaje, Junho 2016 .:. Partiu Nordeste Brasileiro

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s