Manual de visitas às Gálapagos

O que fazer, como e onde?

Bom, agora que já estamos um pouco mais ambientados com esta aventura que foi conhecer o Arquipélago das Galápagos, podemos passar pro próximo tema: o que fazer, como e onde. Como já foi dito nesta primeira publicação , as ilhas estão cheias de atrativos turísticos, para diferentes tipos de publico e com variados preços. Desde as “excursões de bahia”, como são conhecidos os passeios que duram meio dia e visitam lugares acessíveis perto dos portos, até excursões que duram o dia inteiro para mergulhar, fazer snorkeling e até mesmo caminhadas a vulcões. Tudo isso se pode encontrar facilmente nas agencias turísticas localizadas nos centros urbanos, com uma mínima variação de preço, já que tudo é bastante regulado e padronizado. Também existe a opção para aqueles com mais tempo (e grana) que são os cruzeiros de expedição. O ponto positivo desta opção é que varias ilhas só podem ser visitadas por estes cruzeiros, portanto se torna um serviço privilegiado e portanto cobra-se um pouco mais do que a média. Além disso, ao incluir alimentação e o serviço diferenciado, podem encontrar-se opções mais ou menos baratas, variando dentro de um padrão elevado de consumo. Um bom canal para buscar algo parecido é o GAdventures, com opções para um publico mais jovem e com preços mais acessíveis.

CONHECA AQUI O COMECO DESTA VIAGEM 

dsc_7148
Serie: Galapagos Experience 2017 // Fotos y Edición: Felipe “Pipo” (viajandonaviaje.com) // Iguanas Marinas de Galapagos

Ilha Santa Fe: Snorkeling e Wildlife

Como dito, minha opção foi fazer uma viagem independente e deixei para procurar todas as excursões no próprio lugar. Claro que essa escolha tem seus pontos negativos, já que as vagas dos passeios são limitados e sempre pode haver o problema destas vagas esgotarem-se. E de fato foi o que aconteceu comigo com minha primeira opção, que era visitar as Ilhas Seymour Norte, muito recomendada para ver aves e caminhar entre os Piqueros de Patas Azuis e Vermelhas. Porém, ao chegar muito tarde, já não havia vaga e como só tinha 1 dia disponível, escolhi a excursão a Ilha Santa Fe para fazer snorkeling e ver fauna marinha. Não foi nada ruim, pelo contrario, foi uma belíssima experiência mergulhar para ver tartarugas marinhas, muitos peixes coloridos e leões marinhos nadando ao nosso lado.

Neste mesmo dia por volta das 15h30, já de volta para Puerto Ayora, decidimos ir a Tortuga Bay, uma linda praia localizada a 1h caminhando por um setor bem seco da costa, porém acessível. O problema foi que a praia fecha as 17h, então tivemos que acelerar um pouco o passo para poder chegar e, obviamente, conhecer bem o lugar. Esta praia é um dos mais belos atrativos da cidade e é facilmente acessado independentemente, caminhando inicialmente pelas ruas da cidade. Em um certo ponto se chega a entrada da trilha e aí é caminhar por volta de 50min/1h para então chegar a Tortuga Bay. Muitos vem aqui surfar, outros a caminhar nesta linda praia onde facilmente se encontram iguanas marinhas andando pra lá e pra cá, muitas aves marinhas e também um setor onde se pode tomar banho com uma água salobra, proveniente dos manguezais que circundam um trecho da praia. Mesmo para aqueles com poucas horas disponíveis, esta ida à Tortuga Bay é imperdível! O melhor é se organizar para ir cedo, mas às vezes com as excursões fica mais difícil mesmo.


Speedboats (ou Transporte Inter-Island) conectando as ilhas

Aqui segue a lista com os Speedboats, como são conhecidos os barcos que conectam as ilhas, principalmente saindo de Santa Cruz (Puerto Ayora). Lembre-se que cada ilha possui só um povoado ou porto. São estas:
Ilha Santa Cruz – Puerto Ayora
Ilha San Cristobal – Puerto Baquerizo Moreno
Isla Isabela – Puerto Villamil

A maneira mais prática, acessível e barata de se transportar entre as ilhas é utilizando estes barcos de 16 ou um pouco mais passageiros que, ao realizar estes trajetos em aproximadamente 2 horas, levam e trazem turistas pra lá e pra cá. Existe também uma opção de usar um pequeno avião, que realiza a viagem em menos de 30 minutos e também cobra o seu valor correspondente (tabela disponível neste link).

From  To   Departure Time Arrival Time 
 Santa Cruz  San Cristobal  7:00 / 07:00 AM  9:15 / 09:15 AM
 Santa Cruz  San Cristobal  2:00 / 14:00 PM  4:30 / 16:30 PM
 Santa Cruz  Isabela  7:00 / 07:00 AM  9:30 / 09:30 AM
 Santa Cruz  Isabela  2:00 / 14:00 PM 4:15-30 / 16:15-30 PM
 Isabela  Santa Cruz  6:00 / 06:00 AM  8:00 / 08:00 AM
 Isabela  Santa Cruz  3:00 / 15:00 PM  5:15 / 17:15 PM
 San Cristobal  Santa Cruz  7:00 / 07:00 AM  9:30 / 09:30 AM
 San Cristobal  Santa Cruz  3:00 / 15:00 PM  5:30 / 17:30 PM

O preço de cada Speedboat é de 30 U$D por pessoa e podem ser comprados em qualquer agencia de turismo, já que os preços são tabelados pela autoridade portuária e governo. O importante é que sempre, ao pagar, lhe informar o horário e o nome do barco em que vai viajar, pois é necessário chegar 30 minutos e passar pelo controle das maletas. Este controle pode levar um certo tempo e eles são bem rígidos, já que não é permitido transportar frutas, sementes, animais, pedras e etc de uma ilha para a outra. Na hora exata, começarão a chamar os passageiros pelo nome da embarcação e você deverá estar pronto para não perder.

 


Ilha San Cristobal (Puerto Baquerizo Moreno)

dsc_7381
Serie: Galapagos Experience 2017 // Fotos y Edición: Felipe “Pipo” (viajandonaviaje.com) // Leones Marinos de Galapagos en Tortuga Bay

Puerto Baquerizo Moreno é a capital da Provincia de Galapagos, porém possui a segunda maior população das ilhas, de aprox. 5.600 habitantes (comparando com as 12.000 de Puerto Ayora, na Ilha Santa Cruz). Menor cidade e menos desenvolvida turisticamente, a simpatica San Cristobal também tem seus atrativos acessíveis diretamente da cidade, como é o caso do Cerro Tijeritas, um lindo mirante de onde pode-se observar a cidade e também, ao longe, o León Dormido, conjunto de ilhas que pode ser visitado em excursões (calma, vamos falar sobre isso já já) e da Praia Carola, também parte da mesma trilha descendo do Cerro de onde pode ser visto o melhor atardecer acompanhado de muitos leões marinhos de Galápagos (a pequena praia da justamente para o poente, na cara oeste da ilha). Também outro atrativo perto da cidade é a Praia La Lobería, acessível caminhando ou em taxi (2 U$D para te deixar la), onde também é recomendado para fazer snorkeling com leões marinhos e tartarugas marinhas por conta própria.

Mas quem sabe o grande atrativo turístico de San Cristobal, que não possui muito mais para oferecer além do setor costeiro repleto de Leões Marinhos que a noite lotam uma pequena praia e passam o tempo inteiro gritando e “sociabilizando” com os expectadores, é a excursão ao León Dormido, alguma ilhas localizadas a 40 minutos de navegação de Puerto Baquerizo e que abriga uma diversidade imensa de fauna marinha e aves, como é o caso das tartarugas marinhas, tubarões, piqueros de Nazca e, sempre, leões marinhos. As fotos falam por si só: estas duas extraordinárias montanhas formam, o que muitos consideram, a imagem de um leão dormido, e daí o nome desta atração. Nomenclaturas a parte, o fato é que essa excursão é imperdível e tinha sido algo que eu já havia pesquisado anteriormente. Além da vida selvagem, o fato destas ilhas se encontrarem em um ponto relativamente a mar aberto, a influencia das ondas e dos ventos é considerável, fazendo deste snorkeling um dos passeios mais emocionantes da viagem.

Antes e após a atividade de snorkeling, ainda fomos brindados por um grande grupo de Golfinhos Nariz-de-garrafa (tradução livre do nome em espanhol Delfín de Nariz-de Botella), uma das espécies mais abundantes nestas latitudes. Neste dia espetacular, encontraram um cardume e passaram vários minutos na nossa frente alimentando-se, nadando e pulando. Realmente um espetáculo a parte e um privilégio para nós.


 

Não deixe de acompanhar nosso próximo post sobre a Ilha Isabela, a tranquilidade da maior ilha das Galápagos e o belo contato com as Tartarugas Gigantes das Galápagos, os Piqueros de Pata Azuis e os Pinguins das Galápagos. Confira aqui conosco no @ViajandonaViaje
Facebook: www.facebook.com/viajandonaviaje
Instagram: www.instagram.com/viajandonaviaje

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s